O desmatamento é capaz de causar inúmeros danos a um ecossistema e também para os seres humanos. No Brasil, dentre as consequências mais significativas estão a extinção de espécies e o surgimento de desastres naturais.

Consequências do Desmatamento

Desertificação

Desertificação Solo

A desertificação é um fenômeno que acontece quando uma área é transformada em deserto, assim, consequentemente, o solo se torna árido. Quando a vegetação é reduzida ou desaparece completamente, o solo se torna infértil e há a diminuição de chuvas.

Erosões

Quando as árvores são retiradas, o solo fica desprotegido, causando erosões que são trechos em que o solo e as rochas sofrem desgaste. Quando se torna avançada, há perda de nutrientes do solo e consequente infertilidade, prejudicando a agropecuária.

Inundações

Devido ao desmatamento próximo a rios e córregos, os terrenos podem alagar. As árvores que antes funcionavam como uma esponja para as chuvas, sem elas, a água vai parar nos mananciais que transbordam e inundam áreas urbanas e plantações.

Intensificação do Efeito Estufa e do Aquecimento Global

As árvores auxiliam na despoluição do meio ambiente, pois absorvem o dióxido de carbono (CO2) do ar. Com a destruição das florestas essa taxa de CO2 aumenta e esse gás é levado para a atmosfera intensificando o efeito estufa e contribuindo para o aumento da temperatura do país.

Mudanças Climáticas

De acordo com estudos, o desflorestamento em regiões do litoral contribuiu para o surgimento e intensidade de ciclones.

Proteção ao Meio Ambiente

Preservação Muda Planta

Para evitar o desmatamento e também preservar o meio ambiente, algumas instituições promovem ações, trabalham a conscientização e lutam por essa proteção. Dentre elas, pode-se citar a Conservação Internacional Brasil, Greenpeace e o WWF Brasil.

Conservação Internacional Brasil (CI Brasil)

É uma organização brasileira sem fins lucrativos que está apoiada no bem-estar do ser humano e no desenvolvimento sustentável do Planeta. De acordo com eles, a natureza é um dos principais bens da humanidade e com ela o ser humano é capaz de prosperar. O seu trabalho tem impacto global, sendo que no Brasil realiza atuação em territórios prioritários, dentre eles, a Amazônia.

Greenpeace

O Greenpeace é uma organização dedicada a proteção do meio ambiente, a promoção da paz e dedicada a inspirar pessoas a transformarem seus comportamentos e atitudes. Dentre os seus objetivos está o combate ao efeito estufa, a preservação da floresta amazônica, dos oceanos e incentivo a sustentabilidade.

WWF Brasil

É uma organização não-governamental dedicada à luta pela conservação do meio ambiente no país, apoiada no desenvolvimento sustentável. Dentre seus principais programas estão o Programa de Conservação Mico-Leão-Dourado.

Outras Instituições de Proteção ao Meio Ambiente
  • Imazon - Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia;
  • Instituto Socioambiental (ISA);
  • SOS Mata Atlântica;
  • Instituto Akatu;
  • Instituto ECOAR, etc.